Páginas

terça-feira, 15 de março de 2011

postheadericon Guia de Coques

Muito bem, você decidiu sair da inércia do “solto cabelão é disso que os brasileiros gostam” e fazer um coque! Só que aí começam os dilemas – não que coque seja uma coisa complexa, mas algumas decisões precisam ser tomadas e se você é uma pessoa indecisa pode ficar um pouco ansiosa… Pensando nisso bolei esse pequeno guia do coque feliz, para ajudar a pensar nos detalhes.
Passo 1: pense na ocasião – embora eu ache honestamente que coques são bem “neutros” e podem ser usados em todas as ocasiões, é sempre bom saber o contexto porque tem exceções, ou melhor, momentos mais ou menos adequados. Ex: coque podrinho com cara de dia a dia (ou coque de touca, como minha mãe batizou) no casamento. Não que seja proibido, mas você pode aproveitar a ocasião para caprichar mais! A roupa também pode ser fator influenciável – se tem uma gola com emoção vale a pena considerar um coque mais alto, por exemplo.
Anne Hathaway rococó versus…
Kate Bosworth com o “coque de touca”
Passo 2: saiba o estilo que você quer seguir – moderna, clássica, retrô, cool, minimalista, rococó… tem um coque para cada um desses estilos, e essa etapa é só pra você começar a visualizar o penteado que quer.
Passo 3: decida o posicionamento – se você quer um coque alto, altíssimo, baixo, no meio da cabeça, pendendo pro lado.
Altíssimo (= topo da cabeça) e com formato certinho de January Jones
Alto bagunçado de Blake Lively/Serena. Dá pra bem notar a diferença entre alto e no topo da cabeça né?
Baixo e espalhado de Diane Kruger
Passo 4: escolha a risca – pode ser no meio, de lado ou sem risca (cabelo todo pra trás). Pode ou não ter fios caídos (mais displicente) e se você tem franja ela pode ficar ou não solta. Ah, as riscas podem ser rígidas, bem gráficas, ou mais casuais.
Olivia Palermo com risca no meio (e torcidinho)
Natalie Portman com risca casual de lado & coque de lado. Raiz fofinha (não tem volume localizado mas não é esticado)
No desfile da Chloé a risca é de lado mas bem gráfica, e o cabelo é beeem esticado. Tipo de bailarina! O coque é baixo e centralizado na cabeça, apesar da ilusão da foto, é que tem outra modelo atrás)
Gisele Bündchen de coque com fios soltos e franja solta, dá uma casualidade ao visual, mesmo que no tapete vermelho. Eu gosto desse contraste da roupa mega chique com o cabelo mais simples (mas eu também gosto da coisa mega over e perua então sei lá né, acho que o importante é, como o Proença sempre diz, ter intenção e saber a mensagem que você está passando!)
Julia Roberts com o famoso pega rapaz! (ahahahah amo esse nome). Eu gosto mais do pega rapaz (ou de fios caídos em geral) quando ele é “orgânico”, natural ao penteado – como se tivesse caído sozinho, não é que o cabelo tá bem preso lá atrás e tem uma mecha deslocada solta sabem?
Passo 5: acabamento do topo – o cabelo de cima da cabeça pode ser “fofinho”, pode ter volume localizado, pode ser esticado, pode ter cara “podrinha” naquele estilo passei o dedo e prendi, pode ser ondulado… Aqui tem o fator textura também: cabelo “normal” hidratado, cabelo molhado (gel), cabelo opaco (shampoo seco deixa o cabelo assim).
Taylor Swift é adepta do coque com textura ondulada
Zoe Saldana foi no Oscar com raiz volumosa, reparem que o lado é mais esticado pra dar ênfase no voluminho só no topo
Cabelo com acabamento mate no desfile da Jil Sander, é moderno. O coque tá bem no meio da cabeça
Textura molhada, de gel, no desfile da Gucci. A risca é beem gráfica!
Passo 6: tem detalhe? Pode ter trança, torcido, algum enfeite, tiara, faixa…
Diane Kruger com seu coque de 2 detalhes: torcido e enfeite
Natalie Portman frente (ou melhor, lado) e verso: a parte de baixo é trançada na horizontal
Passo 7: o coque em si – ele pode ser desmanchado ou perfeitinho, gordão tipo Carrie Bradshaw (aí você pode usar aplique ou enchimentos) ou magrinho minimalista, pode ser o “não coque”, bom pra quem tem cabelo curto, que o cabelo fica bem próximo da cabeça, tem o coque banana, tem o bem redondo, o mais espalhado, o torcido, o trançado…
Coque gordão e perfeitinho (feito com aquele donuts de espuma pra dar forma) no Oscar de la Renta
Sarah Jessica Parker com um de seus muitos coques gordos, esse mais pro bagunçado
Coque baixo, clean e minimalista, com o cabelo bem esticado
Anne Hathaway com um não coque/meio banana e com fios soltos na frente
Alexa com um não coque com volume no cucuruto e franja solta
O não coque trançado de Diane Kruger
Coque torcidinho lateral de Diane Kruger
Leighton Meester em editorial na Marie Claire UK, com coque alto e trançado
Aí é só executar!! Esse guia serve tanto pra quem vai no salão fazer o penteado quanto pra quem vai fazer sozinha, e aí nesse caso você precisa ter, no mínimo:
. Spray de fixação – pra segurar o penteado, controlar frizz etc
. Pente fino se tiver optado pelo acabamento certinho na raiz, se quiser eriçar pra dar volume ou se for fazer risca gráfica
. Elástico e muuuuuuitos grampos!
Vale lembrar que os coques tem graus de dificuldade diferentes, muitos são bico e alguns só um cabeleireiro consegue fazer direito. Mas claro que com treino tudo vai ficando mais fácil.
Espero que o post seja útil nesse momento de decisão!!
(Fotos Condé Nast Digital Archive e reprodução)
todos os creditos a Vogue e Dia de Beauté

0 comentários: